Descrição
Visando os novos desafios para as eleições de 2022, a obra resgata a interconexão do direito eleitoral com a natureza dinâmica e descentralizada das relações no ambiente digital, explorando temas como liberdade de expressão, as regras e armadilhas da propaganda eleitoral e do impulsionamento de conteúdo, os limites e polêmicas envolvendo os aplicativos de mensagens instantâneas, pesquisas, crimes eleitorais e o acalorado debate acerca das fake news, dentre outros pontos que tornam o processo democrático único. A nova edição se dispõe a explorar, ainda, uma novidade para o direito eleitoral: a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados nos contextos eleitorais e os possíveis impactos nas campanhas, na justiça e nas futuras disputas.
A obra aborda:
A Importância da Internet e o papel da Justiça Eleitoral nas Eleições
Princípios de Direito Eleitoral
Propaganda Eleitoral na Internet
Publicidade Institucional na Internet
O Papel dos Provedores de Serviço de Internet e sua Responsabilização no Processo Eleitoral
Os Provedores de Conteúdo
Direito à Informação, Liberdade de Expressão e Remoção de Conteúdo
Direito de Resposta na Internet
Representação por Propaganda Eleitoral Ilícita
Bloqueio de Aplicações De Internet
A Tecnologia além da Propaganda Eleitoral: no financiamento coletivo de campanha eleitoral; na prestação de contas; no alistamento eleitoral; nas eleições; na fiscalização cidadã.
Crimes Eleitorais e Tecnologia
Glossário Digital
Glossário Eleitoral
Inclui capítulo inédito sobre LGPD no contexto eleitoral
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