Descrição
Sobre: O livro faz parte da já consagrada coleção Prática e Estratégia. O Código de Processo Civil em seu penúltimo livro da Parte Especial trata entre outros assuntos ligados ao Processo nos Tribunais dos Recursos Cíveis com muitos detalhes que acabam dificultando sua utilização por parte dos operadores do direito. Por tal motivo é que foi idealizada a presente obra, visando fornecer subsídios teóricos e práticos que facilitem e auxiliem aqueles que atuam com contencioso cível a conhecer todos os aspectos necessários para a interposição dos recursos na área cível, tanto no que tange a teoria geral dos recursos, quanto em cada uma das modalidades recursais, desde a apelação até os embargos de divergência. A ideia é aliar a teoria à prática, explicando de forma direta os temas que afligem os advogados, juízes e demais participantes do processo civil, com o claro objetivo de abordar a maior parte possível dos pontos polêmicos.
Trata-se de obra que pretende aprofundar ao máximo as questões doutrinárias e aquelas que refletem a atividade jurídica, seja para defender os interesses dos clientes, seja para julgar, sempre trazendo embasamento doutrinário e jurisprudencial relevante à temática de recursos civeis.
Sobre a organização da obra: O livro é dividido em duas seções. A primeira é dedicada à teoria geral dos recursos e é subdividida em sete partes. A segunda trata dos recursos civeis em espécie (apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou em recurso extraordinário e embargos de divergência), subdividida, portanto, em oito partes. Em todas as partes, ao final da explicação direta, haverá, na medida do possível e quando necessário, quatro tópicos para auxiliar a todos que farão uso deste livro, isto é: Doutrina Aplicada, Dossiê Legislativo; Estratégia Processual; Jurisprudência Aplicada.
A obra encontra-se atualizada, de acordo com a jurisprudência mais recente do Superior Tribunal de Justiça, analisando também os pontos polêmicos dos recursos cíveis, aprofundando-os sempre que necessário.
Sobre os autores: o livro é escrito em coautoria pelos advogados e professores Gilberto Gomes Bruschi e Mônica Bonetti Couto, ambos são profundos estudiosos do tema recursal, tanto é que suas teses de doutorado defendidas há aproximadamente uma década na PUC/SP trataram de temas recursais.
VER MAIS