Descrição
Sobre:
A presente obra consiste em uma justa e merecida homenagem à Professora Thereza Alvim, organizada por Arruda Alvim, Eduardo Arruda Alvim, Teresa Arruda Alvim, Marcos da Costa, Arlete Inês Aurelli, Luiz Fernando do Vale Almeida Guilherme, Ígor Martins da Cunha e Vinícius Bellato.
Trata-se de um projeto que conta com a participação de diversos Ministros do STF, STJ e TCU; Conselheiros do CNJ; Desembargadores e Juízes de diversos Tribunais; consagrados Advogados de todo o país; e Juristas e Acadêmicos vinculados às mais renomadas instituições de ensino do país, especialmente aquelas com as quais a homenageada tem uma ligação especial, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Faculdade Autônoma de Direito e a Universidade de São Paulo. A coletânea tem como linha mestra temas polêmicos do processo civil de grande relevância no âmbito acadêmico e profissional, reunindo estudos relativos ao direito processual de estar em juízo, à tutela provisória, ao direito probatório, aos provimentos jurisdicionais, à coisa julgada, aos recursos, às ações autônomas de impugnação, aos precedentes e à filosofia do direito.
Destaque:
A presente obra traz em seu cerne um panorama traçado por importantes nomes do direito brasileiro a respeito das mais relevantes e polêmicas controvérsias surgidas nesses temas, nos quatro anos de vigência do Código de Processo Civil de 2015. Trata-se, portanto, além de uma oportuna e merecida homenagem à Professora Thereza Alvim, de uma importante fonte de consulta para todos aqueles que lidam com esses temas, seja no âmbito profissional ou acadêmico.
Organização da obra:
O livro é composto por sete partes. A primeira é dedicada ao estudo do direito processual de estar em juízo. A segunda tem por objeto a tutela provisória. A terceira agrupa os estudos do direito probatório. A quarta abrange os provimentos jurisdicionais e a coisa julgada. A quinta tem por escopo os recursos e as ações autônomas de impugnação. A sexta é dedicada aos precedentes. A sétima reúne artigos sobre filosofia do direito. A obra, portanto, abrange parcela substancial do direito processual civil, reunindo estudos a respeito de assuntos controvertidos de grande relevância no âmbito do processo civil brasileiro.
VER MAIS