Descrição
Fechamento da edição: 30/03/2021
Sobre:
A escolha dos autores não foi aleatória. Além de notórios especialistas em Direito Ambiental, a maioria deles é referência específica no tema que aborda, muitas vezes com livro publicado sobre a matéria. Também houve a preocupação com a heterogeneidade profissional da equipe, que deveria refletir a complexidade e a diversidade de visões da área. Daí a presença de membros da advocacia privada, da advocacia pública, da consultoria ambiental, da defensoria pública, de órgãos ambientais, da magistratura, do magistério, do ministério público e do terceiro setor.
Cada autor procurou tratar de sua matéria de forma crítica e interdisciplinar, sempre destacando a preocupação com a efetividade dos instrumentos de política ambiental. Provavelmente mais do que os outros ramos da Ciência Jurídica, o Direito Ambiental só se justifica se estiver em compasso com a realidade, já que o seu objetivo é defender o meio ambiente e a qualidade de vida da coletividade dentro de um panorama de crise ecológica.
Destaque:
O fato de mais da metade dos títulos ser assinado por mulheres simboliza a busca pela paridade de gênero, um dos dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Seria incongruente não observar isso em um curso de Direito Ambiental.
VER MAIS