André Nicolitt, Ângelo Roberto Ilha da Silva, Antonio Baptista Gonçalves, Gisele, Mendes de Carvalho, Guilherme Madeira Dezem, João Paulo Martinelli, Juliano Breda, Leonardo Schmitt de Bem, Lucas Miranda, Rodrigo Sánchez Rios, Thiago Anastácio, Túlio Vianna, Ulysses Monteiro Molitor, Víctor Gabriel Rodríguez Miguel Reale Jr. e Maria Thereza de Assis Moura
Alamiro Velludo Salvador Netto, Alberto Zacharias Toron, Antonio Eduardo Ramires Santoro, Beatriz Corrêa Camargo, Daniel Zaclis, Davi de Paiva Costa Tangerino, Gabriela Marques, Henrique Olive, Ivan Marques, João Paulo Martinelli, Leonardo Schmitt de Bem, Lívia de Meira Lima Paiva, Mariana Silva Leite, Marília Freitas Lima, Marina Pinhão Coelho Araújo, Ricardo Rachid de Oliveira, Rodrigo Oliveira de Camargo, Salo de Carvalho, Sheila Jorge Selim de Sales, Lair Junior Mengue Webber
Alessandra Gomes Faria Baldini, Alexandre Morais da Rosa, Alexandre Paranhos Pinheiro Marques, Aline de Paula Barroco Passos, Ana Lúcia Tavares Ferreira, Antonio Carlos Pontes, Bruna Martins Amorim Dutra, Carla Ramos, Daniel Diamantaras de Figueiredo, Eduardo Aidê Bueno de Camargo, Eduardo Januário Newton, Eliane Arese Martinez Cal, Felipe Lima de Almeida, Franklyn Roger Alves Silva, Gustavo Henrique de Andrade Cordeiro, Lucia Helena Silva Barros de Oliveira, Marcos Paulo Dutra Santos, Maurilio Casas Maia, Paula Andressa Fernandes Benette, Paulo Cesar Villela Souto lopes Rodrigues, Rodrigo de Andrade Figaro Caldeira, William Akerman
Ana Carolina Carlos de Oliveira, Claudia Cristina Barrilari, Débora Motta Cardoso ,Eduardo Saad-Diniz,Eric Felipe Sabadini Nakahara, Gustavo de Carvalho Marin, Jennifer Falk Badaró ,Leopoldo Pagotto Maria Luiza Gorga, Nathália Regina Pinto, Regina Cirino Alves Ferreira de Souza ,Renato de Mello ,Jorge Silveira Ricardo Caiado Lima, Taís Satiko Utsumi Okada, Victor Gabriel Rodríguez
O direito penal é a área do direito que trata, além de questões civis e questões morais, a regulamentação e o poder do estado de punir conforme os crimes cometidos baseando-se na constituição federal e no código penal. Ele é abordado não apenas no direito privado e civil, como também no ramo de direito administrativo, relacionando-se como punição por atos ilícitos dentro da administração pública.
Por basear-se no manual de direito penal, é fundamental entender o poder que o estado tem na punição dentro da sociedade e como deve ser fiscalizado, assim o direito penal dá as diretrizes para que não haja conflito de interesses e dá para o poder público a possibilidade de punição ao não cumprimento correto.
Princípio de Legalidade Penal
Apesar de não existir uma amplitude exata e compreensão do princípio de legalidade penal, é extremamente importante entender qual é a sua função e como ela deve ser interpretada de caso a caso. Como a constituição federal estabelece que não há crime sem lei anterior que o defina, e não há pena sem prévia cominação legal, por vezes é necessária uma releitura junto a esse princípio para a assertividade do poder público.
Por isso, dentro da legalidade penal, o poder punitivo do estado se limita de acordo com os direitos individuais e a autonomia do poder, e de quem integra o estado e o representa. Assim os livros de direito penal ou de código penal, podem te deixar atualizado sobre como está a extensão de cada direito por parte da legalidade.
Levando em consideração tais pontos, a legalidade penal acaba servindo como uma forma maior de regulamentar a punição pelo poder público e a necessidade dele dentro de cada caso.
O Direito Penal e a Ressocialização
Tendo o entendimento de que cada caso é um caso, e lembrando dos princípios e subprincípios inseridos dentro da legalidade penal, também é necessário observar como será a reinserção e ressocialização após a reclusão da sociedade.
O direito penal não deve ser levado apenas como uma forma de regulamentar as punições do estado quanto ao cidadão, mas também deve ser visto como um instrumento para inseri-lo novamente na sociedade.
Por isso, baseado na reinserção do recluso na sociedade, o estado tem o dever de disponibilizar as ferramentas necessárias baseados nos direitos previdenciários já estabelecidos pelos meios.
As Melhores Obras de Direito Penal
Assim como um breve resumo de como as leis brasileiras são baseadas na constituição federal e no código penal, podemos compreender de forma mais simples como funcionam os direitos e deveres de cada cidadão, e como o estado deve pregar o bem estar e reinserção na sociedade.
Aqui na Livraria RT, você encontra as melhores obras da área atualizadas com os melhores autores, que nos trazem todas essas visões e dialogam com todas as outras áreas como direito tributário, direito civil, direito ambiental, entre outros.